quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Marketing infantil

Marketing infantil é um termo usado para se referir ao marketing de produtos e serviços voltados ao público infantil. Apesar de quase sempre a criança depender dos pais para financiar suas compras, dependendo de sua faixa etária, ela pode assumir diferentes papéis de compra: apenas consumidora, influenciadora da compra ou até ser considerada decisora, mesmo que o recurso venha dos pais. A criança pode ser abordada também como público futuro de determinado produto ou serviço.
Vários países têm buscado regular a atividade de marketing infantil para evitar abusos. Em alguns, qualquer comunicação publicitária voltada diretamente à criança é proibida. No entanto, há várias formas possíveis de relacionamento com a criança e seus pais que fazem parte das ferramentas promocionais utilizadas pela área. Além disso, o marketing também se ocupa de fornecer subsídios para o adequado desenvolvimento dos produtos ou serviços, sua precificação e distribuição.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_infantil


O Instituto Alana é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1994. Tem como missão fomentar e promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população, visando a valorização do homem e a melhoria da sua qualidade de vida, conscientizando-o para que atue em favor de seu desenvolvimento, do desenvolvimento de sua família e da comunidade em geral, sem distinção de raça, cor, posicionamento político partidário ou credo religioso. O Instituto possui três projetos: o Espaço Alana, o Centro de Formação e o Projeto Criança e Consumo.

Projeto Criança e Consumo

O Projeto Criança e Consumo foi criado em 2006 para desenvolver atividades relacionadas ao consumo infantil e a hábitos não saudáveis de crianças e adolescentes. O trabalho consiste em um esforço para conscientizar a sociedade brasileira sobre o assunto, com especial atenção ao debate sobre os impactos da mídia e do marketing no desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a principal bandeira do Criança e Consumo é regular a comunicação mercadológica e a publicidade dirigida ao público infantil. Entre alguns dos problemas dos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude estão o consumismo, a erotização precoce, a incidência alarmante de obesidade infantil, a violência na juventude, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais.
Atuação
O Criança e Consumo trabalha em três áreas, de forma interdisciplinar: Jurídico e Advocacy, onde a equipe analisa queixas de abusos, elabora notificações e representações, e acompanha as discussões no Poder Públicodireitos da criança no que tange o consumo; Educação e Pesquisa, que é um centro de referência científico-cultural sobre o consumismo, além de produzir e distribuir material de apoio pedagógico para pais, educadores e pesquisadores; e Comunicação e Eventos, no qual são elaboradas campanhas audiovisuais de conscientização e de documentários sobre questões ligadas a infância e consumo e também promovidos eventos, como debates e o Fórum Internacional Criança e Consumo. 


http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Alana

Nenhum comentário:

Postar um comentário